Daniel Lobo
Daniel dos Santos Lobo, “Niné” para os amigos, nasceu em 1961 na cidade de São Filipe, ilha do Fogo, e fez estudos liceais na cidade da Praia, onde reside desde 1980.
A música revelou-se desde cedo a sua principal paixão, começando já na infância quando, na pacata localidade de Santa Filomena, nos arredores de São Filipe, alegrava os colegas com canções próprias e instrumentos musicais de fabrico caseiro. Autor de cerca de meia centena de composições, tem-se revelado um dos compositores mais profílicos da sua geração, com algumas músicas gravadas em trabalhos discográficos, como é o caso da morna “Djabraba”, gravada por alguns músicos na diáspora e do CD do Grupo Musical Bokarrom, que apresenta cinco faixas saídas da sua pena.
Músico autodidacta e possuidor de uma voz romântica e melodiosa, tem concentrado a sua atenção na música tradicional cabo-verdiana, tendo a ilha do Fogo como a sua principal fonte de inspiração.
Após muitos anos marcados por uma presença esporádica em locais de animação musical na cidade da Praia, em Mindelo e no Sal, onde espontaneamente empresta o seu talento a grupos informais, o artista através da gravação de dois trabalhos discográficos, um em 2009 e outro em 2018, formalizou o seu contributo para afirmação da música tradicional caboverdiana. Tanto o primeiro CD (Nha Vivência – 11 faixas), como o segundo (Kelém – 12 faixas), comportam composições integralmente de sua autoria e interpretação.
COMPOSIÇÕES:
-
- Tempu di minino
- Dam nha muleta
- Malatriza
- Ca bu spiam ku raiba
- Praia capital
- Luz di nha vida
- Lelety
- Compreenson
- Na ressaca di um dor
- Nha lamento
- Di nós
- Bom sinal
- Mãe coruja
- Sina d’imigranti
- Disgraça
- Bespa quel casamento
- Camponês
- Onda azul
- Nichinha
- Santa Filomena
- Pisquim
- N’guniadu
- Símbolo d’união
- Nostalgia
- Mariazinha
- Djabraba
- Ingratidão
- Tributo a Ildo Lobo
- Nha vivência
- Lebam nha cruz
- Borta Djarfogo
- Mondon di baía
- Sencia na bo
- Cretcheumania
- Vida sem cor
- Kelém
- Mata sodadi
- Mundo farsu
- Spia pa dianti
- Salditerra
- Fidju di um deus menor
- Sopro di nha vida
- Ferro curado
- Nha mundo caí
- Colexa e pilon
- N’ka falili
- Carmin
- Vidão
- Na rufa di tambor
Comentários