Tete Alhinho

“Nasci ao som das ilhas e delas herdei o ritmo e o sentir” A música sempre esteve presente na minha vida; através de uma mãe que me ensinou a cantar e a dançar, de um piano que desde os meus cinco anos nos foi oferecido pelo meu pai, uma casa cheia de irmãos e vida, e de uma pequena cidade alegre e musical chamada Mindelo, cidade essa que me viu nascer, a 18 de Junho de 1956.Muito pequena e após uma estreia casual numa apresentação teatral da minha escola, cantei com os mais conhecidos grupos de Cabo Verde daquela época incluindo a Voz de Cabo Verde, Ritmos Cabo-verdianos, Os tubarões, Bulimundo etc. Estudei em Cuba (1975-1980) onde me apresentei e ganhei um primeiro lugar num festival Universitário e vivi na cidade do México onde participei em programas radiofónicos cantando e acompanhando-me ao violão(1980-1984).

 Mas foi só em Portugal já a caminho de casa com esposo e três filhos que gravei o meu primeiro LP intitulado” Mares do sul”com a produção musical de Paulino Vieira e Péricles Duarte (1988-89)
Seguiu-se o regresso a Cabo Verde e a integração no Grupo Simentera com o qual gravei “Raiz”,” Barro e Voz”, “Simentera En Serenata”, e “TR’aditional”.Ao mesmo tempo e a solo editei “Menino das Ilhas”, um CD para crianças também produzido por Paulino Vieira, com a participação da minha filha Sara nessa altura com 8 anos,”Sentires” , “De cor a Som”e”Voz”os três produzidos musicalmente por Mario Lúcio, “Andante”uma compilação de temas gravados a solo e com o Simentera e “Gerassons” o mais recente CD outra vez com a minha filha Sara, com produção musical minha, de Kisó Oliveira e Ricardo de Deus.
O CD Menino das Ilhas contém dois temas da minha autoria que fazem parte de duas compilações da Putumayo. A canção”Barco di Papel” no cd African Playground e a canção “São horas de Dormir”no cd African Dreamland.
O CD Voz,cujo editor é a o label Worldconnection, é um Cd apenas com guitarra e voz e foi considerado pela Song Lines editora inglesa de worldmusic como um dos 10 melhores CDS de 2004.
Já fiz concertos em toda Europa com o Simentera e a solo incluindo Olympia de Paris, New Morning,festivais de Worldmusic de Grécia a Noruega ,Performing Art Center nos Estados Unidos Picollo Regio em Torino Itália,Senegal ,Mauritanea , Brasil assim como Falun festival na Suécia Sfinks festival na Bélgica Kaustinen festival na Finlândia, etc.
A Sara que se iniciou também muito cedo na música fez algumas tournées comigo por Europa incluindo salas como De Dolen na Holanda, Birdland e Concert Haus na Áustria, Moods na Suiça,Blue Inn em Itália ,entre outras.
Como compositora tenho temas gravados nos meus cd’s a solo e com o Grupo Simentera entre elas o Dia c’Tchuva Bem, tema esse que consta de pelo menos 10 CDS entre compilações e outras versões, e encontro-me inscrita na Sociedade de Autores Franceses “Sacem”
Neste momento estamos a promover o Gerassons um Cd com composições de ambas e que constitui para mim uma trilogia de sons gerações e Amor.

Há quatro anos que participo no Festival 7 Sóis Sete Luas fazendo concertos por Itália, Espanha, Portugal e Croácia  a solo e integrando o  7 Sóis Med Kriol Orquestra, junto com músicos italianos, espanhóis, marroquinos e com o português José Barros, e com a qual gravei um CD o ano passado.

Também estive dnumurate 3 anos(2010/2013) projecto de teatro dança e canto chamado Moi et mon Cheveu,Cabaret Capillaire, em França com o qual fizemos espectáculos em caboi Verde ,por várias cidades francesas, (2012) participamos no Festival de teatro de Marselha(Julho 2011) e no de Limoges (Outubro2013).

Após alguns anos sem colocar nenhum CD no Mercado lancei ainda este ano o single Mi ma Nha San Jon, com um tema e vídeo do mesmo nome e uma coladeira como bónus track. Este single faz parte de um CD duplo dedicado aos meus pais que espero concluir brevemente. Entretanto tenho feito concertos em Cabo Verde Portugal e Estados Unidos.

Composições:

A prenda do joão
Barco de papel
Beju furtado
Chibinho
Clamor
Coladera nobo
Conquistal badiu
Conversa adiado
De cor a som
Desabafo
Dia q’tchuva bem
Dia quim vira mudjer
Dor ca tem idade
Faze suninha
Fladu fla
Gerassons
Leban co djeto
Lenga lenga do xanduca
Lua bonita
Mi ma nha san jon
Mindel mãe auta
O menino das ilhas
P auta
Praia di tempo antigo
São horas de dormir
Spiritu leve
Terra verde
Txiga na mim
Valsa azul